SESF/ RS. SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS FUNERÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL

O Sindicato dos Estabelecimentos de Prestação de Serviços Funerários do Estado do Rio Grande do Sul – SESF/RS, Entidade Sindical Patronal de primeiro grau, fundado em 26 de maio de 1983, integra o Sistema Confederativo de Representação Sindical do Comércio – SICOMÉRCIO -, a que se refere o artigo oitavo, inciso IV, da Constituição Federal, com sede e foro em Porto Alegre/RS, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica – estabelecimentos de serviços funerários (compreensiva de casa, agências e empresas funerárias), do 2° grupo – comércio varejista – , do plano da Confederação Nacional do Comércio, com base territorial em todo o Estado do Rio Grande do Sul, conforme estabelece a legislação sindical em vigor, estando associado à FECOMERCIO RS desde 2007, atualmente com 405 empresas funerárias associadas e estabelecidas nas diversas regiões do nosso Estado. Incluíndo as nossas empresas Funerária Garibotti, Funerária Caridade e Funerária Delano

REMOÇÃO E RECOLHIMENTO DE CORPOS.

O SESF/RS apresenta um Convênio de Remoções Gratuito de Corpos ao Posto do Departamento Médico Legal, parceria pioneira e única no país, assinado com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Justiça e da Segurança, com a interveniência do Instituto Geral de Perícias e do Departamento Médico Legal, que além de ser gratuito para o Estado e para os familiares enlutados, agiliza a remoção, minimizando o sofrimento dos familiares enlutados que possuem a disposição através de nossas empresas associadas que neste caso as empresas Funerária Garibotti, Funerária Caridade e Funerária Delano mantém convênio. Uma frota superior a 800 veículos e mais de 1.000 profissionais aptos para realizar esta remoção, em 453 municípios do nosso Estado, a empresa Funerária Garibotti é responsável pela remoção nas cidades de Muçum e Vespasiano Corrêa, a empresa Funerária Delano responsável pelas remoções em Roca Sales  e a empresa Funerária Caridade pelas cidades de Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Capitão e Relvado. Representando 91% do território Rio-grandense, sendo realizados estes laudos em 28 Postos do Departamento Médico Legal, além do Departamento Médico Legal em Porto Alegre/RS.

DANOS PESSOAIS CAUSADOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES DE VIA TERRESTRE- DPVAT

Todos os anos os donos de veículos são obrigados a pagar junto com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) o chamado DPVAT. Mas a maioria dos motoristas desconhece a finalidade da taxa e os direitos sobre o valor pago.

O seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre, ou DPVAT, é obrigatório por lei (6.194/74) e utilizado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos motorizados que circulam por terra ou por asfalto.

Ou seja, toda pessoa que sofre um acidente (seja motorista, passageiro do veículo ou pedestre) tem direito a ser indenizada – independentemente de quem seja a culpa – por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas.

O DPVAT é um seguro pago somente pelos proprietários de veículos, mas que toda população nacional tem direito, pois qualquer pessoa que vier a ser vítima de um acidente de trânsito será indenizada.

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais tem o papel de representar e defender os direitos do trabalhador e da trabalhadora rural, e para que ele seja forte e continue na luta em defesa dos direitos trabalhistas, no combate do trabalho infantil e escravo, da Previdência Rural, da Educação e Saúde para o campo, da Reforma Agrária e do Fortalecimento da Agricultura familiar, é preciso que o trabalhador e a trabalhadora rural associem-se e participem do seu sindicato, pagando em dia suas contribuições. E neste âmbito, todo associado que manter suas mensalidades em dia tem desconto em nossas empresas.